Tecnologia na linha de produção: 7 novidades que vão afetar a indústria no Brasil

Você já conhece essas novas tecnologias na linha de produção que vão revolucionar o mercado?

A tecnologia na linha de produção não para de evoluir! Conheça as novas tendências.

A linha de produção vêm passando por evoluções e revoluções desde a sua criação. Henry Ford foi o primeiro a desenvolver o conceito: ao invés de uma pessoa participar de todo o processo de montagem, é muito mais rápido se diversos trabalhadores se dedicarem a apenas parte do processo.

Foi daí que as tendências de especialização nasceram, e foi assim que a produção em escala industrial se tornou possível. Desde então, o processo só ficou mais rápido e automático. Mas como essas novas tecnologias afetam a sua empresa?

Quer mais dicas sobre como modernizar os procedimentos no seu negócio? Leia também este outro conteúdo que preparamos!

A seguir, você vai conhecer as 7 maiores novidades que prometem revolucionar a produção industrial brasileira nos próximos anos! Continue lendo e confira:

Novas tecnologias na linha de produção

Atualmente, tudo no mundo da tecnologia evolui com uma rapidez impressionante. E, é claro, não poderia ser diferente quando o assunto é tecnologia na linha de produção.

Um dos setores fundamentais para a economia mundial, a indústria movimenta milhões em pesquisas e no desenvolvimento de novos métodos de produzir. Cada vez mais eficientes, econômicos e sustentáveis, os avanços certamente impressionam.

Dentre todas as novidades, algumas se destacam ainda mais. Essas sete tecnologias já demonstram impactos significativos nos sistemas produtivos e estratégicos da indústria brasileira.

As inovações englobam os modelos de negócio, padrões de concorrência e até mesmo a estrutura de mercados amplamente estabelecidos. Setores tradicionais, como agro indústria, química, petróleo, bens de capital, automotivos e de defesa serão afetados por essas mudanças. E eles não são os únicos!

Confira a seguir quais são essas tendências revolucionárias:

1- Inteligência artificial

Mesmo envolvendo diversas especulações e controvérsias, a Inteligência Artificial está aqui para ficar. Muitos de nós ainda a enxergam como ficção científica, mas essa é uma tecnologia que já é bastante real.

Trata-se de uma área da computação, que possui como objetivo criar e programar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar. As possibilidades são infinitas, tanto para melhorias de vida quanto para a eficiência de linhas de produção.

Contando com tamanha complexidade de processamento, seria possível modificar completamente a forma como oferecemos produtos e serviços hoje.

2- Internet das coisas

A internet das coisas, ou IoT em sua sigla original em inglês (internet of things), é uma rede de objetos físicos que possuem tecnologia embarcada e conexão com rede, capazes de coletar e transmitir dados.

O conceito, em sua origem é simples: a IoT possibilita que objetos com pouca capacidade de processamento estejam conectados à internet. O potencial dessa tecnologia para revolucionar as linhas de produção, no entanto, é gigante.

Imagine que cada aparelho, cada pequeno sensor, pode estar conectado à uma rede e ser monitorado em tempo real.

3- Produção Inteligente e conectada

A produção inteligente e conectada, também conhecida como indústria 4.0, é uma maneira completamente nova de lidar com a tecnologia na linha de produção industrial.

Esse conceito, já aplicado em algumas fábricas-conceito, conta com robôs conectados a uma rede em uma linha de produção. Nela, a interação humana acontece apenas no monitoramento, manutenção e decisão estratégica.

4- Materiais avançados

A tecnologia na linha de produção nos presenteia com materiais cada vez mais resistentes, eficientes e sustentáveis. Existem inúmeros exemplos de novos materiais que vão revolucionar a tecnologia na linha de produção!

Podemos mencionar os materiais biodegradáveis ou que servem como alimento para animais marinhos, por exemplo. Ou, utilizando outras abordagens, os nanomateriais hiper resistentes, os materiais de construção mais baratos e resilientes ou de tecidos hidrofóbicos.

5- Nanotecnologia

A nanotecnologia se refere à manipulação de átomos e moléculas. Esta ciência se dedica ao estudo e criação de novos materiais e produtos.

Essa tecnologia, apesar de relacionada com o item anterior, possui um potencial único. Através dela, cientistas criam muito mais do que materiais resistentes. Já existem estudos sobre a produção de nanorobôs, que certamente vão mudar a forma como fazemos muita coisa.

6- Biotecnologia

A biotecnologia envolve pesquisas com materiais orgânicos e genética, voltadas para o setor produtivo. Graças à ela, hoje nós contamos com variações genéticas de plantas que resistem melhor ao clima ou à pragas, por exemplo.

Nos próximos anos, os setores como a  agro indústria, química, petróleo e gás, além de muitos outros, serão cada vez mais influenciados por essa ciência.  

7- Armazenamento de energia

A discussão sobre energia sustentável é uma das protagonistas do mundo acadêmico e industrial. A preocupação com o meio ambiente, além da necessidade de reduzir os custos cada vez mais altos com energia, impulsiona ainda mais o tema.

Nos próximos anos, a tendência é que o armazenamento de energia esteja cada vez mais em evidência. Com ele, surgem cada vez mais opções, novas tecnologias e formas de reduzir o consumo, armazenar com eficiência e encontrar fontes renováveis de energia e combustíveis.

Conclusão

O desenvolvimento não pode parar! A cada dia, são descobertas e desenvolvidas novas tecnologias, cada vez mais surpreendentes. É apenas natural que a indústria, um dos setores base da nossa economia, fosse amplamente afetada pelas novidades e descobertas do mundo acadêmico.

A mudança, afinal, é uma boa coisa. Essas novas tecnologias poderão trazer mais produtividade, eficiência e sustentabilidade. Aumentando a segurança nas linhas de produção e reduzindo desperdícios, elas são uma ferramenta essencial para o crescimento da sua empresa. E, claro, para o avanço da sociedade!

Neste artigo, você conheceu as 7 tecnologias que mais prometem revolucionar a produção industrial no Brasil nos próximos anos.

Quer ficar por dentro das práticas mais modernas que você já pode implementar no seu negócio? Leia também estes outros artigos:

E você, o que acha sobre essas 7 tecnologias na linha de produção? Como você imagina que elas vão modificar os procedimentos? Divida sua opinião conosco nos comentários e não se esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

triagem

Deixe um comentário