logística reversa

Logística reversa e sustentabilidade industrial na indústria eletroeletrônica

Você sabia que a logística reversa também contribui para a sustentabilidade?

A logística reversa pode ser uma solução prática e inteligente para sua empresa.

É cada vez mais comum encontrar empresas preocupadas com a sustentabilidade. Esse é um tema com popularidade crescente nos dias atuais, principalmente por ser importantíssimo para a maioria dos consumidores.

Contar com práticas sustentáveis na sua empresa é capaz de trazer inúmeros benefícios. Menos recursos utilizados, afinal, significa diminuição nos custos. Mas também significa que os valores da sua empresa, como preocupação com o meio ambiente e ética, serão transmitidos para todos os seus clientes.

Mostrar esse cuidado, hoje em dia, é mais do que essencial para garantir uma ótima imagem para a empresa.

Quer descobrir mais práticas que podem trazer muitas vantagens para seu negócio? Leia também esse outro post que preparamos!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre a logística reversa, e como ela pode ser aplicada com o objetivo de promover a sustentabilidade. Continue lendo e descubra!

O que é logística reversa?

A logística reversa trata-se de um campo dentro da logística, voltado especificamente para a movimentação do produto de onde foi consumido até onde foi produzido. Ou seja, estaremos estudando, nesse conceito, o caminho reverso ao de entrega.

Um exemplo que pode ajudar a entender a logística reversa melhor é o da coleta de lixo reciclável. Trata-se de um tipo de logística reversa, em que um produto será transportado do consumidor de volta para um local de produção.

Também podem ser considerados logística reversa serviços como a devolução de produtos pelo sistema postal. No geral, o objetivo da logística reversa é reaproveitar alguns tipos de resíduos sólidos, visando reduzir o uso de matéria prima.

Como a logística reversa pode tornar a empresa mais sustentável?

Ao reaproveitar produtos usados através de reciclagem, uma empresa é capaz de reduzir drasticamente o consumo de matéria prima. A produção, dessa maneira se torna menos custosa e muito mais sustentável.

A redução do uso de recursos através da logística reversa demonstra ao consumidor que a sua empresa possui responsabilidade ambiental. Essa é uma característica cada vez mais importante, muitas vezes exigida pelos clientes.  

Além de ajudar a natureza, também é possível reduzir custos e melhorar a imagem do negócio.

A logística reversa e a indústria eletroeletrônica

A indústria eletroeletrônica trabalha com diversos tipos de matéria prima que  podem ser perigosos para o meio ambiente quando não descartados adequadamente. Além disso, tratam-se de materiais cujo processo de extração pode ser muito danoso para a natureza, além de caro.

Dessa forma, a logística reversa se faz mais do que essencial para indústrias do ramo.

Entenda melhor como funciona o ciclo de transporte e vida do produto:

  1. Produto é produzido e enviado para varejistas;
  2. Consumidores adquirem e utilizam o produto;
  3. Produto chega ao fim de sua vida útil ou é substituído por um modelo mais atual;
  4. Consumidor leva o produto até um centro de coleta autorizado;
  5. Produto é enviado para processo de reciclagem ou reaproveitamento de partes e componentes.

Com uma ação simples, é possível economizar quantidades impressionantes de matéria prima. Além disso, você está cuidando do planeta e mostrando ao seu público toda essa responsabilidade.

Como implementar um sistema de logística reversa?

Você pode estar pensando que, apesar de um conceito simples, a logística reversa exigirá muito planejamento e estrutura. E isso é absolutamente verdade. Para que a logística reversa seja bem implementada, é preciso cuidar para que todas as etapas do processo estejam funcionando corretamente.

Por sorte, sua empresa não precisa fazer tudo sozinha. Aqui no Grupo Solutions, contamos com serviços completos de logística reversa. E não se preocupe: pensamos em todos os detalhes. Veja tudo que o serviço inclui:

  • Processos otimizados e planejados com a eficiência como principal objetivo;
  • Estratégia personalizada para sua empresa;
  • Inspeção de produtos por profissionais especialistas treinados, atuando em todas as linhas de produtos eletrônicos;
  • Central de agendamento e suporte ao cliente;
  • Gestão e Compartilhamento de Relatórios.

Dessa forma, sua empresa pode continuar focada no que faz de melhor. Todo o funcionamento, gestão e monitoramento da logística reversa será feito por nós, de maneira transparente e eficiente.

A terceirização da logística reversa é uma opção mais prática e menos custosa. Você não precisa se preocupar com montar a equipe ou fornecer a estrutura. Temos tudo isso já resolvido.

Conclusão

A crescente preocupação com a redução do desperdício de matéria prima vem levando empresas a buscar soluções mais ecologicamente responsáveis para seus meios de produção. Isso é especialmente verdadeiro para a indústria eletroeletrônica, que trabalha com materiais caros e perigosos para o meio ambiente.

E essa exigência também vem do consumidor. Cada vez mais exigentes, os clientes buscam empresas que demonstram tanta preocupação com a natureza quanto eles. Por isso, a logística reversa torna-se mais do que fundamental.

A logística reversa trata-se do recolhimento de produtos descartados pela indústria, buscando reduzir o uso de matéria prima através da reciclagem.

Apesar de exigir uma estrutura ampla e complexa, implementar a logística reversa na sua empresa não é difícil! Basta contar com os profissionais especializados do Grupo Solutions. Pensamos em todos os detalhes, para que sua empresa possa continuar concentrada naquilo que faz de melhor.

Ao mesmo tempo que a logística reversa cuida do meio ambiente e reduz custos, ela também cuida da imagem da empresa com o consumidor. Mostre toda a responsabilidade do seu negócio oferecendo mais essa vantagem aos seus clientes.

Quer conhecer os outros serviços que o Grupo Solutions oferece? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E então, quais vantagens você acredita que a logística reversa pode trazer para a sua empresa?

Saiba mais sobre como contratar nossos serviços de logística reversa! Entre em contato conosco hoje mesmo.

Conheça também nossos outros serviços! Estamos prontos para oferecer diversas facilidades para sua empresa, sempre contando com uma equipe especializada e toda a nossa experiência!

 

Recuperação de lotes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *