linha de produção

Linha de Produção: A importância dos processos de inspeção e triagem de produtos

Você conhece a importância dos processos de controle de qualidade na linha de produção?

A linha de produção é a maneira mais eficiente de chegar no produto final, mas é preciso contar com processos de inspeção e triagem.

Antes da revolução industrial, um dos principais impedimentos para o aumento da produção era o processo artesanal utilizado na montagem e desenvolvimento da grande maioria dos produtos. Além de caro, trata-se de um método demorado e pouco otimizado.

Em 1913, Henry Ford cria uma solução para esse dilema: o sistema de linha de produção. Trata-se de uma forma de produção em série, onde cada funcionário fica responsável pela montagem de uma parte do produto. Outra marcante característica do método é o uso de maquinarias que auxiliam os funcionários em suas tarefas.

A automatização da produção foi um dos maiores marcos da era industrial. No entanto, isso fez com que empresas se deparassem um novo tipo de problema: o controle de qualidade. Enquanto os artesãos conheciam mais profundamente o produto final, sendo capazes de garantir a máxima qualidade, o mesmo não acontecia em linhas de produção.

Para remediar esse problema, foram desenvolvidos os processos de controle de qualidade. São etapas que foram adicionadas à linha de produção para garantir a inspeção e triagem dos produtos.

Se você quer saber mais sobre a importância desses processos e como garantir a excelência em cada um deles, basta continuar lendo:

Inspeção e triagem de produtos: componentes essenciais para o aumento de qualidade

Com a sua experiência profissional, você já deve conhecer a importância da automatização na produção. No entanto, também sabe que processos automatizados estão sujeitos a erros. Dessa forma, é mais do que essencial contar com a inspeção de produtos e triagens ao longo da linha de produção.

Garantir a qualidade final dos produtos e serviços é, atualmente, uma das maiores preocupações entre as empresas. Com consumidores cada vez mais exigentes, é importante pensar na qualidade além de na produtividade e redução de custos.

Linha de Produção: Como otimizar?

Otimizar a linha de produção é fundamental para o crescimento de uma empresa. As medidas que vamos abordar são capazes de reduzir custos, aumentar a eficiência e principalmente, melhorar a qualidade dos produtos finais! Confina:

Gestão eficiente

Não é porque boa parte da produção é automatizada que esperamos que as máquinas façam tudo. Na verdade, uma gestão eficiente é o primeiro passo para garantir uma linha de produção otimizada.

O gestor deve acompanhar todos os fatores e etapas da produção, incluindo:

  • Seleção dos melhores fornecedores;
  • Desenvolvimento de cronogramas e metas para a equipe;
  • Otimização da comunicação entre equipes e setores;
  • Utilização de softwares de gerenciamento para automatizar e otimizar os processos;
  • Mapeamento e gestão dos processos;
  • Atenção às necessidades dos clientes durante a tomada de decisões;
  • Acompanhamento dos dados de performance e produtividade para identificar possíveis problemas ou gargalos;
  • Logística e possibilidades de otimização na distribuição de recursos.

Bons equipamentos

Também é importantíssimo garantir a qualidade da maquinaria utilizada na linha de produção. O gestor precisa, no entanto, fazer mais do que escolher boas máquinas no momento da compra.

Uma das partes mais importantes na gestão de linha de produção é ficar atento aos cronogramas de manutenção e estado geral das máquinas. Lembre-se que apenas um problema técnico é capaz de parar a produção como um todo, devido a estrutura integrada da linha de montagem.

Matéria-prima confiável

Você que trabalha diariamente com a linha de produção sabe: a matéria prima é um dos maiores controladores de qualidade do seu produto final. Por melhor e mais otimizados que sejam os processos na empresa, é impossível criar um produto final de qualidade sem utilizar a matéria-prima correta.

Por isso, o gestor deve se dedicar a uma pesquisa de fornecedores extensa. Além das questões de rapidez de fornecimento e custos, a qualidade da matéria prima deve ser um dos fatores decisivos na hora de escolher o fornecedor.

Testes: Inspeção de produtos

As etapas de testes de qualidade nunca devem ser puladas na linha de produção. Para que sejam realizadas de maneira eficiente, é necessário primeiro definir parâmetros e diretrizes que todos os produtos devem seguir.

Você pode contar com o Grupo Solutions nesse processo. Nossas análises são baseadas sempre nas necessidades do cliente, garantindo máxima qualidade e eficiência para seus produtos e processos.

Triagem

A triagem de produtos é essencial tanto para o controle de qualidade quanto para a organização logística da empresa. Pular esse processo poderá ocasionar atrasos e aumento de custos em diferentes etapas da produção e entrega.

A segmentação de produtos é capaz de agilizar processos de tomada de decisão e otimizar ainda mais a linha de produção. Saiba mais sobre as vantagens que a triagem de produtos pode oferecer à sua empresa.

Terceirização: um caminho para a excelência?

Como você certamente já sabe, é muito difícil garantir a excelência em todas as etapas de uma linha de produção. Isso se torna especialmente verdadeiro para aquelas que não fazem parte da especialização da sua empresa. É o exemplo das etapas de controle de qualidade, como a inspeção de produtos e a triagem.

É impossível se especializar em todas as coisas. Além disso, montar um setor interno de controle de qualidade pode ser extremamente custoso. A terceirização, por sua vez, pode ser uma alternativa muito mais viável.

Com soluções como as oferecidas pelo Grupo Solutions, é possível contar com profissionais especializados e processos extremamente eficientes, com um custo muito mais baixo do que os de contratação e manutenção de equipes.  

Conclusão

As etapas de controle de qualidade são essenciais para garantir a otimização e qualidade nas linhas de produção. Com elas, os processos automatizados são muito mais eficientes, além de ser possível reduzir consideravelmente os custos e problemas com produtos.

Soluções terceirizadas são um caminho menos custoso para que a empresa conte com profissionais especializados em controle de qualidade. Através delas, é possível garantir a otimização, aumento de qualidade e de eficiência na linha de produção.

Se você se interessou, conheça também os nossos outros serviços. O Grupo Solutions possui foco na redução de custos e potencialização da qualidade dos produtos, ajudando a gerar um ambiente de crescimento sustentável e otimizado na sua empresa.

triagem

Deixe um comentário