Movimentação de materiais e armazenagem: aprenda como vencer os desafios

Você sabia que técnicas adequadas para a movimentação de materiais pode reduzir os custos das suas operações significantemente?

A movimentação de materiais é um dos processos mais importantes em qualquer empresa.

Você que é empresário certamente já sabe o quão importante é a gestão adequada da logística na sua empresa. Independentemente da sua área de atuação, você precisa contar com esses processos para adquirir matéria prima, para entregar seus produtos aos pontos de venda e para inúmeras outras operações.

A movimentação de materiais, entretanto, apresenta muitos desafios. Neste post, você descobrirá mais sobre os detalhes e recomendações referentes a esse processo tão delicado.

Quer mais dicas de como potencializar os lucros e otimizar os procedimentos em sua empresa? Leia também este outro post que preparamos para você!

A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre os desafios da movimentação de materiais:

Qual o principal objetivo da movimentação de materiais?

Vamos começar entendendo melhor quais são os objetivos da movimentação de materiais. A logística de uma empresa, no geral, deve sempre ter como meta a redução de custos operacionais. Isso se aplica tanto à produção quanto à distribuição e armazenamento.

Claro, otimização do uso dos recursos financeiros raramente é o único objetivo. Veja os principais aspectos que sua empresa deve manter em mente ao gerir a movimentação de materiais:

Eficiência

Antes de mais nada, os processos logísticos devem atender às necessidades da sua empresa. As métricas de eficiência, claro, serão diferentes em cada negócio. Por isso, é importante fazer a análise e monitoramento dos resultados.

Segurança

Existem muitos fatores a se considerar quando falamos da segurança dos procedimentos de logística. Desde a prevenção de acidentes de trabalho até a integridade das cargas. Uma boa referência é a Norma Reguladora 11, editada pelo Ministério do trabalho, que surgiu em função do alto número de acidentes em operações como carregamento de materiais.

Precisão

Lidar com materiais extras ou com quantidade inferior à necessária custa muito dinheiro. Erros nas quantidades e prazos de entrega podem gerar custos com armazenamento, atrasar os processos e causar inúmeros problemas.

Otimização

Para que seus resultados sejam maximizados, é preciso estudar os processos com cuidado e definir qual é a melhor maneira de proceder.

Economia

Finalmente, uma boa gestão de movimentação de materiais proporciona economia para a empresa. Isso não engloba apenas o setor financeiro: a economia de tempo, mão de obra e outros recursos também devem ser levadas em consideração.

Tendências no campo da armazenagem

Como todos os setores, o avanço nas tecnologias e novas pesquisas sobre técnicas e procedimentos faz com que a logística esteja em constante evolução. Para garantir uma movimentação de materiais eficientes, os profissionais da área devem estar atentos às novas tendências do mercado.

Aplicar o que há de mais moderno pode trazer muitos benefícios para sua empresa. E nem sempre isso significa novas máquinas ou grandes investimentos. Confira as principais tendências para o campo de armazenagem:

Foco no Cliente

Cada vez mais, empresas direcionam o seu foco para a satisfação dos clientes, em todos os seus setores. O consumidor está cada vez mais exigente. Por isso, é necessário adaptar os processos para garantir que eles solucionem os problemas do seu público da maneira mais eficiente o possível.

Fluxo contínuo de Materiais e Informações

O mercado se comporta de maneira cada vez mais dinâmica. Por isso, é essencial eliminar barreiras no fluxo dos materiais e das informações. Todos os setores da sua empresa devem agir em harmonia, funcionando de maneira contínua e integrada.

Ênfase nos serviços customizados

Como já mencionamos, seus clientes estão cada vez mais exigentes! Com ampla oferta de serviços e produtos customizados para atender a todos os tipos de necessidades, você pode ter certeza: se você não está atendendo seus clientes de maneira personalizada, alguém estará.

Por isso, a tendência de produtos e serviços cada vez mais específicos e personalizáveis se espalha por todos os setores.

Uso de Sistemas e Tecnologia da Informação

A tecnologia é sua aliada! Existem sistemas, técnicas automatizadas e muitos recursos que são capazes de ajudar sua empresa a crescer cada vez mais.

Quase nada no mundo dos negócios, hoje em dia, funciona sem contar com as facilidades de ferramentas de gestão e planejamento, por exemplo.

Que desafios você encontrará nesses processos?

É claro, criar um sistema eficiente e funcional de movimentação de materiais não é uma tarefa simples. Principalmente quando o foco do seu negócio está em outros setores.

Em geral, empresas de todos os tamanhos podem encontrar enormes desafios na implementação e gestão da logística. Veja quais são os mais comuns:

  • Segurança: garantir a integridade dos materiais transportados, assim como dos processos e informações. Além disso, a prevenção de acidentes e adequação às normas do setor também podem ser um desafio.
  • Aplicação correta das tecnologias e métodos: existem muitas técnicas que variam em complexidade no mercado. A maioria delas exigem profissionais especializados e experientes.
  • Mão de obra especializada: Encontrar e reter talentos pode ser um enorme desafio, especialmente se sua empresa trabalha com outro setor e possui um departamento de logística pequeno.
  • Gestão de recursos: recursos humanos, financeiros e estratégicos dão muito trabalho para gerir. Os processos logísticos são complexos e muito específicos.

Terceirização: uma ótima opção para empresas de todos os tamanhos

Uma solução extremamente popular e muito eficiente para esses problemas comuns é a terceirização dos serviços de logística.

Ao escolher essa rota, sua empresa pode contar com profissionais especializados na área. Além de possuir muito mais conhecimento e experiência, essa equipe dedicará todo seu tempo a garantir que os processos de movimentação de materiais estão sendo realizados da melhor maneira possível.

Se você está interessado neste tipo de solução, conheça nossos serviços!

Conclusão

A movimentação de materiais e a armazenagem são processos complexos, que apresentam muitos desafios. Gerir este aspecto do seu negócio é mais do que fundamental para seu sucesso. Toda a produção e distribuição, afinal, depende do bom funcionamento da logística.

Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre as últimas tendências do mercado e os desafios da movimentação de materiais.

Quer saber mais sobre procedimentos que podem ajudar sua empresa a crescer? Leia também esse outro conteúdo que preparamos para você:

E então, como sua empresa lida com a movimentação de materiais? Conte para a gente nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

inspeção de qualidade

Deixe um comentário