Devolução de mercadorias

Devolução de mercadorias do PDV – Triagem e Recuperação de Lotes

Está procurando soluções em devolução de mercadorias para sua empresa?

A devolução de mercadorias não precisa ser uma dor de cabeça para seu negócio.

Não adianta o quão perfeito seu produto seja ou o quão atencioso seja seu suporte ao consumidor. É fato que empresas que trabalham com qualquer tipo de entrega e logística, eventualmente, precisará lidar com a devolução de mercadorias.

Por incrível que pareça, um erro muito comum entre empresas de todos os segmentos é não dispensar a devida atenção aos processos de devolução. Esse pode, rapidamente, se tornar um gargalo, dificultando a realização de outros processos e causando desorganização.

Como empresário, você sabe muito bem: desorganização custa dinheiro, e não é barata. Você paga muito em produtividade quando a otimização dos processos diários é prejudicada. Por isso, é importante tratar o assunto de devolução de mercadorias com seriedade.

Quer mais dicas para otimizar o tempo e os custos na sua empresa? Leia esse outro post que preparamos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre o manejo da devolução de mercadorias na sua empresa. Confira todas as dicas para garantir que esse não seja um problema para o seu negócio, basta continuar lendo:

Por que é importante criar uma estratégia para devolução de mercadorias?

Como mencionamos, a devolução de mercadorias acaba sendo inevitável. Afinal, mesmo os processos mais avançados de produção estão sujeitos a erros. Além disso, ainda é possível que produtos sejam retornados por motivos diferentes, que não tenham a ver com fatores sob o controle da empresa.

Não se planejar para esse tipo de situação é um erro. Trata-se de algo que pode se acumular rapidamente, causando prejuízos, perda na produtividade e muita desorganização.

Gerenciar a devolução de mercadorias da maneira correta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, em especial em tempos de crise.

Conheça melhor alguns dos benefícios de estabelecer padronizações para a devolução de mercadorias na sua empresa:

Otimização do tempo

É fato: com processos definidos e o mais automatizados possíveis, tudo fica mais rápido e funciona melhor. Não é diferente com a devolução de mercadorias.

A padronização também ajuda a evitar erros, como produtos retornados erroneamente – com prazos de garantia excedidos, por exemplo – desencontro de informações e frustração desnecessária para os clientes.

Lembre-se: todo evento para qual você não está preparado vai impactar negativamente na produtividade, na rotina da sua equipe e na opinião que o cliente forma da empresa!

Redução de custos

A devolução de mercadorias costuma custar caro para qualquer empresa. Muitas vezes, é preciso gastar com novas embalagens e o custo de envio é duplicado, sem contar custos com emissão de notas fiscais e outras documentações.

No entanto, muitos desses custos podem ser reduzidos ou evitados quando existe uma estratégia em ação. Veja por que:

  • Com um protocolo definido, todos os colaboradores sabem o que fazer em casos de devolução de mercadorias.
  • É possível identificar padrões e reduzir erros, evitando a ocorrência de mais devoluções no futuro.
  • Quando estão preparados, os colaboradores podem reverter a situação no ponto de venda.

Reputação da empresa com os clientes

O cliente é sempre o primeiro a perceber a falta de organização ou de protocolo nas empresas. Não é diferente com a devolução de mercadorias.

Lidar com essa situação de maneira padronizada, eficiente e que resolva o problema do cliente pode fazer maravilhas pela imagem da empresa.

O relacionamento com o cliente é construído em todas as interações dele com a empresa. E isso inclui situações como reclamações, devoluções e problemas no geral.

Quando percebe que a empresa está disposta a ouví-lo e resolver o seu problema, o consumidor não sente necessidade de procurar opções diferentes. É possível fidelizar mesmo em situações de erro, com uma estratégia adequada.

Que tipo de processo pode otimizar os resultados da empresa?

Uma das dúvidas mais comuns no momento de lidar com a devolução de mercadorias é como reduzir os custos que é gerado por ela. De fato, trata-se de um problema sério. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir danos e evitar problemas futuros.

Confira a seguir duas das mais eficientes:

Triagem

A triagem é um importante processo no controle da qualidade do estoque. Sua realização pode aumentar a organização, evitar perdas e, principalmente, evitar que produtos defeituosos sejam vendidos em primeiro lugar.

Essa é uma solução essencial para empresas que procuram reduzir o número de problemas de maneira eficiente.

Descubra nossos serviços de triagem e garanta a qualidade dos produtos da sua empresa!

Recuperação de lotes

Embalagens avariadas e outros problemas mínimos são responsáveis significativos pelas perdas de estoque. No entanto, é possível recuperar esses produtos e reduzir muito os custos.

Saiba mais sobre os serviços de recuperação de lotes do Grupo Solutions.

Conclusão

Estar preparado para todas as situações é o único jeito de garantir os melhores resultados para sua empresa. A devolução de mercadorias pode ser um problema enorme para seus lucros, mas não se você tiver uma estratégia!

A padronização dos processos, controle de qualidade e serviços de recuperação de lotes podem reduzir consideravelmente os custos nesse tipo de cenário. Além disso, a imagem passada para os clientes é de organização, profissionalismo e empatia.

Ter um plano para a devolução de mercadorias pode, ainda, ajudar a otimizar o dia a dia dos seus colaboradores.

Pensando sempre no melhor para a sua empresa, o Grupo Solutions desenvolveu serviços especialmente pensados para garantir a eficiência e o mínimo de desperdício possível em casos de devolução de mercadoria. Conheça nossas triagens especializadas, recuperação de lotes e outros serviços valiosos para a sua produtividade e economia.

Quer saber mais sobre como otimizar seus lucros e produtividade? Leia também os outros artigos que preparamos para você:

E você, como lida com a devolução de mercadorias na sua empresa? Divida sua experiência conosco nos comentários! Se ficou com alguma dúvida, fique à vontade para deixar também a sua pergunta!

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a crescer!

 

Software

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *